sábado, 11 de maio de 2013

ATRAVÉS DO ESPELHO DE ALICE

13. Sou perfeccionista e muito crítica comigo mesma. Sempre acho que poderia ter feito melhor mesmo quando as pessoas elogiam o que faço. Às vezes , chego a ser cruel em relação a mim.

O Perfeccionismo TDAH: As duas faces de uma espelho distorcido. A cruel e constante preocupação com o perfeito em controvérsia ao aparente desleixo. Planejar, sonhar, milimetrar , distrair-se com as paisagens, misturar os diversos sonhos e ainda protelar as ações em busca das condições perfeitas e no fim , ou abandonar o projeto ou ainda, quando há prazo, termina-lo sem ter conseguido o objeto idealizado. Uma mente inquieta e distraída atrai muita culpa, muitas críticas , sofrimento, frustração e a sensação de que se é um grande canastrão quando se ouve um elogio. Muitas vezes não me achei merecedora de créditos pois não acreditava ter realizado um grande feito. Quantas vezes tive a sensação de não me dedicar quanto deveria, pois estava passeando no País das Maravilhas. Quantas vezes idealizei momentos que não chegaram nem de longe ao que pretendia. De todos os rótulos e cobranças que já recebi , as minhas são as mais cortantes. Sinto-me muito medíocre às vezes, uma fraude, uma ilusionista. Muitas outras, não acredito ser capaz de realizar certas coisas e acabo desistindo ou até mesmo perdendo o interesse ou deixando o trem passar... Antes de ter um diagnóstico, achava-me preguiçosa como sempre ouvi, principalmente na escola, as pessoas se referirem a mim. Descobrir que o País das Maravilhas fazia parte de uma Alice que não pode ser dissociada de mim mesma foi um divisor de águas na minha vida. Não para me eximir de realizar meus projetos ou usa-lo como desculpa pelas minhas falhas mas , principalmente , para descarregar meus sentimentos de culpa como também , aprender a lidar com as minhas dificuldades. Descobri que não preciso perder a essência da minha forma mutante. Posso aprender e realizar muitas coisas com o Mundo de Alice e ainda assim, também caminhar sem medos pelo mundo real. 

2 comentários:

  1. Alice, teu blog é simplesmente fantástico! Por coincidência ou não, meu nome também é Alice e sofro de TDAH e depressão. Há 3 meses estou fazendo tratamento e minha vida tem melhorado consideravelmente. Principalmente nesse post me identifiquei demais. Quantas projetos inacabados pelo caminho, quantas metas não atingidas sempre buscando a perfeição, e no fim o mesmo resultado: frustração. O post em que tu falas sobre '25 coisas sobre Alice', confesso que me identifiquei com umas 20. Raramente faço comentários em blog ou afins, mas nesse foi inevitável, parecia que estavas me descrevendo. Obrigada por fazer eu me sentir um pouco menos solitária nesse 'país das maravilhas'onde eu achei que só eu morava.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada , Alice. Esse Blog tb me faz sentir menos solitária. Sucesso no seu tratamento. Um abraço.

    ResponderExcluir